Resposta para o artigo publicado no Blog da Relações: “10 COISAS QUE O FACEBOOK NOS ENSINOU SOBRE RELAÇÕES PÚBLICAS” – Fernando Neves é jornalista, especialista em Mídias Sociais e diretor da Ketchum Digital.
Precisei viver 6 meses nos USA para finalmente entender que lá Assessoria de Imprensa – A.I é basicamente a única coisa que os relações-públicas fazem. E o mais engraçado é que no Brasil A.I é apenas uma das ferramentas para se exercer as relações-públicas
Não é incrível? Simplesmente descobri que as competências e tecnologias dos relações-públicas aqui no Brasil são infinitamente mais elaboradas e desenvolvidas de quê em qualquer outra parte do mundo!
Os relações-públicas não são contadores de história. Escritores e jornalistas contam histórias! Os RP’s transmitem a visão empresarial, inserindo um ponto focal que direcione o discurso para a construção da opinião-publica.
O profissional de relações-públicas é quem pontua os temas, os assuntos para formar e produz conteúdo como quem escolhe os retalhos para fazer uma enorme colcha de retalhos chamada identidade. A forma que esta colcha terá é definida pela identificação da visão, missão e valores da empresa.
As mídia de massa, pesquisas de opinião pública, ou os insights do Facebook funcionam como um espelho que reflete a imagem que está sendo construída,
O Facebook é uma ferramenta que definitivamente tornou possível medir e mensurar o resultado do trabalho dos relações-públicas. Através dele podemos entender o peso de cada conteúdo, interagir diretamente com os grupos de interesse para formar públicos e identificar formadores de opinião.
Atrair pessoas que se reúnem ao redor de um tema comum, interessante para todos e iniciar um diálogo que possibilite o entendimento mútuo sempre fui a função dos relações-públicas! Atrair mídia espontânea sempre foi atribuição dos relações-públicas, por isso a produção de conteúdo é tão latente na profissão de relações-públicas, mas produzir conteúdo como quem monta peças de um quebra-cabeça e não como quem faz um editorial!
Os relações-públicas não produzem para a massa, não produzem entretenimento. Relações-públicas produzem opinião pública ao redor de um tema, uma associação, uma empresa, um órgão público, identificando os líderes de opinião e se relacionando com eles. Nossa função não é informar é sim, formar!
A forma como um relações-públicas gerencia as mídias sociais é incomparável à forma com que outros profissionais a gerenciam. Os relações-públicas à cima de tudo querem ser confiáveis. Não querem transmitir informações, ou propagar informações, querem sim CONECTAR pessoas, querem ouvir as pessoas e criar laços com as pessoas, porque “a sua opinião é realmente muito importante para nós!”